Muita gente ainda tem dúvidas sobre como funciona o tratamento a laser para depilação. Por isso, resolvi dividir algumas informações que podem ser úteis para você.
Laser (que em inglês significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation- amplificação da luz por emissão estimulada de radiação) produz radiação eletromagnética com características muito especiais: ela é monocromática (possui frequência muito bem definida) e coerente (possui relações de fase bem definidas), além de ser colimada (propaga-se como um feixe).
Apesar de a depilação com os lasers serem prolongadas para a maioria dos pelos tratados, o termo depilação definitiva não é apropriado, porque pressupõe que uma vez tratado nunca mais existirá qualquer pelo. Isto não é verdade. Nenhum equipamento de laser disponível no mercado é capaz de realizar uma depilação definitiva. Podemos esperar uma diminuição dos pelos e mudanças favoráveis de suas características (pelos mais finos e mais claros e com menor índice de complicações como infecções e foliculites). O Laser de Diodo Light Sheer, por exemplo, oferece uma solução suave, efetiva e conveniente para homens e mulheres. A ação do laser na depilação está relacionada com a sua afinidade pela cor escura do pólo, logo, não atinge pelos brancos ou claros.
Para atingir a raiz do folículo piloso (escuro) o laser tem que atravessar as camadas mais superficiais da pele. No trajeto, ele pode ter afinidade por outras estruturas escuras, como a célula da pigmentação, denominada melanócito. Por isso, é mais difícil a depilação em pacientes de pele morena ou negra. Em contrapartida, quanto mais contraste entre a pele(branca) e o pelo (escuro), melhor o resultado. Peles muito claras, com pelos grossos e escuros, apresentam ótimos resultados. Assim, numa determinada área pode ser necessário um número maior de sessões. Em geral, virilha, axila e pernas precisam de cinco a seis sessões, mas certas pessoas, não se sabe porque, podem necessitar de mais sessões.
Após uma sessão de laser, o pelo demora cerca de um a seis meses para voltar, dependendo do tipo de pele, cor e espessura do pelo e tipo de aparelho.
Dúvidas mais comuns:
1) Existe pré- requisito para o tratamento?
É necessário não ter extraído o pelo da raiz com nenhum método (cera, pinça e outros) 30 dias antes do tratamento; não descolorir o pelo; evitar exposição ao sol pelo menos 15 dias prévios a cada sessão e 15 dias depois; utilizar bloqueador solar de FPS 30 ou maior várias vezes ao dia; formalidade no cumprimento das sessões até conseguir os resultados desejados.
2) Por que são necessárias várias sessões para depilação com o laser ?
Os pelos estão em várias fases de crescimento e se na fase inicial estão responsivos ao tratamento com laser. Assim, em um determinado momento, os pelos na fase de crescimento serão eliminados definitivamente e os pelos em repouso serão eliminados com o laser, mas não definitivamente. Isto varia para cada paciente e região do corpo. Então, dois pacientes que recebem o mesmo tratamento, poderão ter resultados diferentes, podendo um apresentar resultados mais rápidos que o outro.
3) Posso realizar o tratamento após ser submetido a exposição solar e estar bronzeado(a)?
Não, porque o bronzeamento escurece a pele e o laser pode confundir a pele muito bronzeada com pigmentações.
4) A depilação é definitiva?
Apesar de ser considerado o melhor método para depilação, não se pode falar em depilação definitiva e sim em depilação prolongada dos pelos. Contudo, é muito provável que grande parte dos pólos da região seja eliminado definitivamente, principalmente pelos mais grossos e escuros em áreas de pele mais fina.
5) Quem pode submeter-se a esse tratamento?
Homens e mulheres procuram este tratamento para tentar reduzir pelos indesejáveis em diversas partes do corpo. Em homens, uma das melhores indicações é a foliculite da barba.
6) Quem realiza esse procedimento?
Consideramos que a depilação a laser é um procedimento médico e deve ser realizado pelo dermatologista.
7) Quais pelos podem ser definitivamente reduzidos?
Os pelos que têm maior probabilidade de responder bem ao Laser de Diodo são pelos escuros e grossos.
Porém, nenhum tratamento médico pode prometer resultados. Há uma pequena porcentagem de pacientes que não observam melhora muito grande com o laser, não se sabe ao certo o motivo.
O laser é ineficaz para pelos brancos ou pelos muito fininhos, geralmente presentes na face, nas coxas e na região perineal. Às vezes, temos pelos brancos e pretos misturados. À medida em que os pelos mais escuros forem eliminados, os brancos aparecem. Não que eles ficaram brancos por ação do laser, mas são os remanescentes brancos que estavam mascarados por pêlos escuros.
Os pelos da região facial do buço e região perineal também respondem mal ao laser. Eles sofrem com a ação de hormônios diariamente. Nas mulheres, o ciclo menstrual expõe estes pêlos a grandes quantidades de hormônios. Além disso, sabemos que nestas áreas há grande concentração de receptores de estrogénios e androgénios. Logo, mesmo que você decida tentar remover todos os pelos da virilha, é possível que sobrem ao final do tratamento muitos pelos na região perineal que continuarão nascendo após as sessões de laser. Converse também com seu médico sobre a inconveniência em se remover todos os pelos da virilha, pois estes pelos são importantes na fisiologia da região perineal e genital.