A função principal do peeling é melhorar e prevenir o envelhecimento da pele. Ele melhora a textura da pele e poderá melhorar algumas manchas e cicatrizes, mas não são todas as manchas que melhoram com os peelings. O objetivo de fazer peelings em mulheres com melasma não é retirar o melasma, e sim afinar a pele, melhorando a penetração dos medicamentos na pele. Porém, alguns cuidados devem ser tomados antes, durante e depois do procedimento!
Antes do peeling:
- Não faça peelings se você tiver a suspeita de estar grávida, ou se tiver qualquer intercorrência, como febre, gripe ou herpes.
- Não programe seu peeling se nos 15 dias seguintes você tiver eventos importantes, casamentos, formaturas, ou se vai tirar férias na praia ou em áreas em que vá se expor ao sol.
Durante o peeling:
- Sua pele será tratada com medicamentos no consultório.
- Poderá ser necessária uma esfoliação prévia da pele com um equipamento ou com soluções.
- O tratamento poderá deixar sua pele com uma coloração diferente e, portanto, evite realizar peelings se for à praia ou clube nos dias seguintes, ou se tiver reuniões ou eventos no dia ou nos dias seguintes.
- Mesmo os peelings superficiais irão causar descamações, vermelhidão, e poderá deixar sua pele sensível.
Após o peeling:
- Lavar a face 4 horas após o procedimento com água e sabonete.
- Passar o creme recomendado para uso pós-peeling e dormir com a face bem lubrificada.
- Suspenda os medicamentos que estiver usando – ácido retinóico, Vitanol, ácido glicólico, Glyquin, Claripel, etc., durante uma semana.
- A partir da manhã seguinte, procure usar protetor solar em creme, mesmo que você tenha pele oleosa- os em gel ou oil free vão causar sensação de ardor, ainda que você esteja acostumado/a com ele.
- Use os protetores pelo menos 3 a 4 vezes ao dia. Não lave o rosto cada vez que passar cremes ou protetores. Lave o rosto apenas duas vezes ao dia, procurando secar com cuidado. Reaplique os cremes e protetores logo em seguida.
- Não remova as “casquinhas” ou crostas e peles: elas deverão se soltar espontaneamente, na medida em que você usa os cremes recomendados.
- Não se exponha ao sol em hipótese nenhuma. A pele que está descamando pode escurecer se exposta ao sol. Lembre-se: exposição ao sol também ocorre enquanto andamos na rua, fazemos caminhadas, vamos ao sacolão, banco ou supermercado, além de praias, clubes, churrascos, etc. A semana do peeling não deve ser aquela semana de maratonas, corridas ao ar livre ou caminhadas. Fique em locais cobertos, evite sair mesmo em dias nublados e reaplique o protetor mesmo se for ficar em casa.
- O protetor solar pode ser aplicado sobre os cremes e pomadas prescritas para o pós-peeling.
- Evite fontes de calor (como por exemplo, fogo, banhos prolongados).
- Você vai sentir sua pele enrugada, escurecida e muito ressecada. Isso é normal após peelings. Não é normal sentir “coceira” ou dor.
Qualquer dúvida entre em contato conosco ou venha ao consultório no início do atendimento.