5 perguntas sobre dermatite atópica

Picture of Escrito por Gisele Viana

Escrito por Gisele Viana

em 4 de fevereiro de 2014

COMPARTILHE

1) O que é dermatite atópica?

A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma doença crônica, que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões na pele e coceira. Geralmente, a dermatite atópica afeta indivíduos com história pessoal ou familiar de asma, rinite alérgica ou dermatite atópica. Essas três doenças são conhecidas como as doenças atópicas ou a tríade atópica.

2) O que causa a dermatite atópica?

A causa exata da dermatite atópica ainda é desconhecida. No entanto, atualmente se sabe que a dermatite atópica não é uma doença contagiosa, e sim uma doença de origem hereditária.

3) A dermatite atópica é uma doença comum?

A dermatite atópica é uma doença muito comum, sendo mais encontrada em áreas urbanas.

A incidência da dermatite atópica tem aumentado nas últimas décadas e atualmente afeta de 10 a 15% da população em geral, em alguma época da vida.

4) Quando se inicia e qual a evolução da dermatite atópica?

A dermatite atópica tem início precoce, aparecendo geralmente no primeiro ano de vida. A partir daí, o quadro pode se tornar crônico, com períodos de melhora e piora. A evolução da doença é favorável na maioria dos casos, sendo que aproximadamente 60% das crianças apresentam diminuição ou desaparecimento completo das lesões antes da adolescência.

5) Qual o tratamento da dermatite atópica?

Na maioria dos casos, a dermatite atópica pode ser controlada com as medidas de identificação e controle dos fatores desencadeantes e o uso de medicação inadequada. Existem diversos medicamentos que ajudam no controle da dermatite atópica:

. Emolientes (e hidratantes): são importantes para se combater a pele seca

. Cremes e pomadas de cortisona: são eficazes no controle da dermatite atópica. No entanto, devem ser indicados e usados corretamente para se evitar efeitos colaterais em longo prazo. Esses efeitos incluem a atrofia (ou afinamento) da pele e as estrias. Medicamentos conhecidos como imunomoduladores tópicos foram introduzidos mais recentemente para substituir ou diminuir o uso da cortisona tópica e se evitar os seus efeitos colaterais;

. Anti-histamínicos (ou antialérgicos) orais: são usados para se controlar o prurido, principalmente no período noturno

. Antibióticos podem ser utilizados em casos de infecção

Cuide do estresse!

Alguns métodos que podem reduzir o estresse podem ser feitos pelo próprio paciente e necessitam de pequena ou nenhuma orientação profissional. Por exemplo: priorizar e organizar o tempo, praticar exercício aeróbico, ouvir música, ler e meditar.

Os pais também devem aprender a controlar sua ansiedade, pois é muito comum a criança com dermatite atópica captar o nervosismo dos pais e começar a coçar mais.

Outros métodos para o controle do estresse podem requerer assistência profissional. Consultas com um psicólogo ou participar de grupos de apoio para pessoas que sofrem de dermatite atópica pode ser uma ótima opção.

Para informações sobre grupos de apoio para pacientes com dermatite atópica, entre em contato com a Associação de Apoio à Dermatite Atópica (AADA).

Importante: sempre consulte um médico para saber qual o melhor tratamento para o seu caso. Uma relação de parceria entre paciente e médico é a ideal para o melhor tratamento de dermatite atópica.

AADA – Associação de Apoio à Dermatite Atópica

Presidente Dr. Roberto Takaoka

Texto Dermatite Atópica – Informações Básicas – Gentilmente cedido.

O que você achou?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLINICA DERMATOLÓGICA DRA. GISELE VIANA

Agende sua consulta pelo WhatsApp

Clínica especializada no tratamento de queloides e cicatrizes. Pós-operatório, queimaduras e sequelas cicatriciais