7 dicas para usar o ácido retinóico corretamente

Picture of Escrito por Gisele Viana

Escrito por Gisele Viana

em 5 de fevereiro de 2014

COMPARTILHE

Você já usou ácido retinóico na sua pele?

Já ouviu dizer que alguém usou ácido retinóico e queimou a pele?

Será que isso pode acontecer?

A resposta é não. O ácido retinoico, também conhecido como tretinoína, é uma substância usada há vários anos para tratar manchas e o envelhecimento da pele. Se antes era caríssimo, hoje é um produto bem mais acessível e foram desenvolvidos veículos que tornam a substância compatível com peles de diversas etnias, em vários países e climas.

Contudo, alguns cuidados ainda são necessários para que você consiga receber esse tratamento tópico sem muitos efeitos indesejáveis.

  1. Certifique-se que você não está grávida ou amamentando

A tretinoína não é aprovada para ser usada em grávidas, pois nunca foi feito um estudo envolvendo um número suficiente de grávidas usando a substância. Porém, se você estava usando a tretinoína tópica e engravidou, tenha calma: também não há estudos que mostram que esse medicamento tópico, usado somente na face, vai ser capaz de penetrar na pele e penetrar a corrente sanguínea em quantidade suficiente para causar algum mal ao bebê. Apenas suspenda o uso imediatamente. E, se estiver pretendendo engravidar, não inicie o uso de tretinoína.

  1. Use protetor solar e, principalmente, proteja-se do sol.

Usar a tretinoína à noite e tomar um pouco de sol no dia seguinte não vai manchar a pele. O que mancha a pele é bronzear enquanto a pele ainda está inflamada ou descamando, o que ocorre frequentemente ao longo do tratamento com tretinoína. Além disso, sua pele ficará mais sensível ao sol. Lembre-se: muito do sol que recebemos vem dos reflexos dos raios do chão. Não será suficiente usar o protetor se você se expôs ao sol por muito tempo. Ento, três dias antes de ir à praia ou clube, suspenda o uso.

  1. Nos primeiros dias, não lave muito a pele da face antes de aplicar a tretinoína

Procure usar a substância com a pele mais oleosa, dois ou 3 h após o banho. Isso faz com que sua pele tenha mais tempo de se adaptar ao medicamento e não sofra tanto com a descamação. Lave com água e sabonete na manhã seguinte e use uma foto protetora. (Obs: não há problema em aplicar o medicamento e assistir TV).

  1. Não é preciso aplicar grandes quantidades

Basta uma porção do medicamento tópico prescrito, em gel ou creme, do tamanho de um grão de feijão, que será espalhado em toda a face, exceto nas áreas muito sensíveis como pálpebras e nos cantos da boca. Consulte seu médico sobre outras partes da face que são mais sensíveis.

  1. Poderá ocorrer leve descamação nos primeiros dias

Nestes casos, apenas pule um ou dois dias sem usar o medicamento e a pele vai se recuperar. Isso não significa que a substância queimou sua pele. Capriche no protetor solar indicado enquanto se exponha ao sol. Descamação excessiva ocorre em pessoas que estão usando quantidades muito grandes do produto, maiores que o recomendado, ou que esfregam muito o medicamento na pele – o que não é necessário. Também acontece em pessoas que usam a tretinoína na pele que é esfoliada pelo uso de sabonetes abrasivos. Evite esses sabonetes, especialmente antes do uso da tretinoína. Também não é recomendado o uso da bucha para higienizar a face.

  1. Observe efeitos adversos

Se ocorrer irritação anormal ou prolongada, com o aparecimento de vesículas ou pequenas bolhas na face, interrompa o uso e procure seu médico. Ninguém tem uma bola de cristal para descobrir se uma pessoa é alérgica a um produto. Alergias podem ocorrer mesmo com prescrição médica. Às vezes, a alergia pode ocorrer pelo gel ou creme onde a tretinoína está diluída ou por algum conservante da fórmula.

  1. Use o produto prescrito pelo médico

Se o seu médico prescreveu um creme comprado pronto em farmácias, não tente mandar manipular aquela substância, e vice-versa. Discuta com seu médico suas condições financeiras ou o quanto está disposto a investir em seu tratamento de pele, mas não aceite trocar sua receita médica e denuncie farmácias ou profissionais que aderem a essa prática ilegal e questionável.

O que você achou?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLINICA DERMATOLÓGICA DRA. GISELE VIANA

Agende sua consulta pelo WhatsApp

Clínica especializada no tratamento de queloides e cicatrizes. Pós-operatório, queimaduras e sequelas cicatriciais