Micose: 6 dicas para prevenir o problema

Picture of Escrito por Gisele Viana

Escrito por Gisele Viana

em 4 de fevereiro de 2014

COMPARTILHE

A micose, seja na pele ou na unha, é um problema muito comum e que afeta muitas pessoas. As micoses são doenças causadas por fungos, pequenos seres vivos presentes no solo, na grama, nas plantas e nos seres vivos. Os fungos, em geral, gostam de locais úmidos e é mais fácil você adquirir uma micose se sua pele ficar muito tempo exposta à umidade. Por exemplo, se você usa a mesma meia o dia inteiro, seus pés se tornam úmidos ao fim do dia.

As micoses surgem com mais frequência em indivíduos predispostos a adquiri-las, por exemplo, pessoas com diabetes ou em uso de corticóides sistêmicos.

Confira algumas dicas para prevenir o problema:

1) Enxugue os pés e a região entre os dedos após o banho; se quiser, use um secador de cabelos frio para ajudar a secar os pés.

2) Lave os sapatos e tênis e deixe-os secar no sol. Evite usar o mesmo sapato muitos dias seguidos sem lavá-lo.

3) Seque bem as toalhas e os objetos de uso pessoal.

4) Evite compartilhar objetos pessoais

5) Use meias secas e de algodão.

6) Leve seus instrumentos de beleza (lixas, algodão, alicates) ao salão de beleza. Descarte lixas e palitos de laranjeira após o uso. Se tiver um fungo nas unhas não reaproveite as lixas, mesmo para lixar unhas sadias no mesmo dia.

As micoses podem ser confundidas com outras doenças similares. Por isso, é sempre importante procurar um dermatologista. Não acredite em fórmulas milagrosas dos vizinhos ou amigos. Micoses, particularmente nas unhas, levam meses ou até anos para melhorar. Tenha calma e siga as orientações do médico.

O que você achou?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLINICA DERMATOLÓGICA DRA. GISELE VIANA

Agende sua consulta pelo WhatsApp

Clínica especializada no tratamento de queloides e cicatrizes. Pós-operatório, queimaduras e sequelas cicatriciais