Pele renovada: os benefícios da luz pulsada

Picture of Escrito por Gisele Viana

Escrito por Gisele Viana

em 5 de fevereiro de 2014

COMPARTILHE

Ao longo da vida, a pele vai adquirindo uma aparência mais envelhecida, influenciada pela idade e exposição ao sol. Assim, a pele da face pode se tornar áspera, espessa, amarelada, inelástica (sem elasticidade), fosca e seca. Aparecem as pigmentações tipo sardas, os poros se dilatam e surgem as rugas.

Este processo, denominado fotoenvelhecimento, surge nas áreas da pele que ficam expostas ao sol, devido ao efeito repetitivo da ação dos raios ultravioleta. Esta ação varia de indivíduo para indivíduo, pois depende do grau de pigmentação da pele, da predisposição individual e da frequência e duração da exposição solar no decorrer da vida.

A pele se torna atrófica, pequenos vasos sanguíneos se dilatam e as sardas também se tornam presentes. Nos braços e mãos o mesmo pode ocorrer.

É possível tratar o problema?

Sim. Há vários tratamentos para a melhora destas condições, como cremes, peelings, a aplicação de laser, luz intensa pulsada e a cirurgia. A tendência observada é a aplicação de tratamentos combinados.

Os modernos tratamentos com laser e luz pulsada seguem uma nova tecnologia de luz chamada não ablativa. Assim são chamados porque pretendem melhorar a pele sem provocar alterações que obriguem ao afastamento do trabalho e das atividades cotidianas.

Como funciona?

O aparelho de luz intensa pulsada usa uma tecnologia que emite luz que gera calor na pele, atingindo vários tipos de alvo: a melanina (sardas), os vasos sanguíneos e o colágeno (flacidez e rugas). Assim, o tratamento começa combatendo as lesões superficiais e, em sessões posteriores, estimula a produção de um novo colágeno, dando aspecto de uma pele mais limpa, viçosa e tonificada, com grande melhora das rugas.

A luz intensa pulsada atinge a superfície da pele e permite corrigir várias lesões da pele facial e corporal decorrentes do fotoenvelhecimento. É possível melhorar o aspectos de diversas Áreas do corpo: rugas finas; envelhecimento facial; envelhecimento das mãos, do dorso e pescoço; vasos faciais muito finos; rosácea; manchas senis; danos solares; mudanças de textura da pele; olheiras; poiquilodermia (manchas, vasos e envelhecimento do colo e pescoço); manchas e pigmentações.

Preparação da pele antes do procedimento

Antes de realizar o procedimento é necessário ter seguido as recomendações de seu médico para preparar a pele com cremes, ácidos e protetores solares. Por exemplo: a pele não pode estar bronzeada e o procedimento não pode ser feito em mulheres grávidas ou com qualquer tipo de infecção (é fundamental comunicar o médico sobre esses eventos).

Durante o procedimento

Você provavelmente vai sentir um calor e um incômodo na pele, às vezes uma sensação de dor e queimação, além de sentir uma luminosidade forte na face, apesar do uso de óculos protetores fornecidos pelo médico.

Cuidados após o procedimento

Sua pele vai ficar sensível, vermelha e podem surgir pequenas casquinhas ou crostas, além de pequenas bolhas. Podem ficar hematomas, manchas claras ou escuras na pele, é necessário manter o tratamento da pele após o procedimento. Em geral, as manchas desaparecem após o tratamento. É importante esclarecer que, apesar de todos os cuidados, há relatos de complicações após o uso de lasers, como manchas definitivas e cicatrizes na pele – que são mais raros com a luz pulsada. Porém,o médico não pode dar garantia total ao paciente.

É importante também dizer que manchas de sol, gravidez (melasma) e ceratoses seborreicas não são eliminadas com luz intensa pulsada ou laser.

O que você achou?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLINICA DERMATOLÓGICA DRA. GISELE VIANA

Agende sua consulta pelo WhatsApp

Clínica especializada no tratamento de queloides e cicatrizes. Pós-operatório, queimaduras e sequelas cicatriciais